Com a participação espontânea de seus colaboradores, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), lançou nessa segunda-feira (05), seu filme institucional Banco Verde, o Banco da Sustentabilidade. As gravações foram realizadas em Blumenau (SC), pela Cuka Filmes com criação da agência Ezcuzê, licitada pelo banco. O vídeo está disponível no canal oficial do BRDE no YouTube nas versões de um minuto e outra de 30 segundos.
Oito colaboradores do BRDE do Rio Grande do Sul e do Paraná, participaram do filme, que traz a temática do Banco Verde e seu papel no desenvolvimento social e econômico da Região Sul, por meio de ações e do crédito em projetos sustentáveis.
A veiculação do filme foi anunciada durante reunião transmitida online, durante pronunciamento do diretor representante do Paraná, Wilson Bley Lipski. “Esse filme foi criado a partir do novo posicionamento do BRDE, que humaniza suas relações com a sociedade e está sincronizado com uma nova realidade, onde ações de sustentabilidade precisam ser incorporadas com responsabilidade e a participação de pessoas que representem essa transformação”.
Locações
O filme teve como locações os jardins da Karsten Haus e as dependências da empresa de tecnologia AMcom, simulando o ambiente de banco. Os colaboradores do BRDE, participaram das filmagens que traz a mensagem de que o Banco Verde é uma construção coletiva da instituição e da sociedade, em prol da sustentabilidade.
A Assessoria de Comunicação do BRDE fez um convite coletivo a todos os colaboradores que quisessem participar do filme. Os oito candidatos que se voluntariaram, tiveram seu dia de artista. Internamente foram produzidos dois teaser e um trailer making-of das gravações.
A analista de Planejamento da agência de Curitiba, Simone Camargo declarou que a experiência de atuar pelo banco no qual trabalha há 21 anos, “foi algo inusitado, divertido, diferente, convivendo com os colegas das outras agências”.
O diretor de cena, Fábio Peixoto comentou sobre a importância de falar sobre o tema sustentabilidade, especialmente de um banco de desenvolvimento, além dos detalhes técnicos como o uso de drones e o pós-produção com a “duplicação da imagem em gomos, formando a logo do banco verde”.
Banco Verde
O BRDE se tornou um Banco Verde, a partir das operações que já realizava em projetos alinhados com ações de sustentabilidade ambiental, social, econômica, de equidade. Dessa forma, começou a ofertar novas linhas de crédito para projetos sustentáveis e se tornou nesse ano, membro da Coalizão Life de Negócios e Biodiversidade, iniciativa formada por empresas protagonistas da transformação dos modelos de negócio, que reconhecem a biodiversidade como parte fundamental da agenda ESG global (Governança ambiental, social e corporativa).
O banco criou uma ferramenta de análise sistemática do alinhamento das operações de financiamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e 79,5% (ou R$ 3,5 bilhões) do crédito concedido em 2022 teve aderência ao menos a um ODS.
As áreas de atuação e projetos do Banco Verde, são aqueles vinculados à sustentabilidade e proteção da água; prevenção e controle da poluição, proteção e restauração da biodiversidade; mitigações e adaptações às mudanças climáticas; transição para economia circular; agropecuária sustentável e equidade e inclusão econômica e cidadã.
*Ficha Técnica filme BRDE Banco Verde*:
Cliente: BRDE
Elenco: Aline Trajano Neves – Serviços de Protocolo SEGER da AGPOA, Antônio Roberto Arena – Serviços Administrativos SAOPE da AGPOA, Ernani Lima – Motorista da GADIR, Michele Santellano – Chefe da SAOPE da AGPOA, Ottoniel Rocha Júnior – Contínuo SEGER da AGPOA, Simone Camargo – Analista de Planejamento da AGCUR, Solange Pardini – Analista de Recursos Humanos da AGCUR e Victor Yu – Serviços Administrativos SAOPE da AGPOA
Agência: Ezcuzê
Direção de Criação: Eric Fonseca
Redação: Anderson Nascimento
Direção de Arte: Rodrigo Silvestri
RTVC: Kalinka Umbelino
Atendimento: Edinara Almeida
Produtora de Vídeo: Cuka Filmes
Direção de cena: Fábio Peixoto
Direção de fotografia: Leonardo de Souza
Direção de produção: André Mello
Direção de pós-produção: David Lima
Atendimento: Antônio Martendal
Áudio: Novo Tom
Aprovação: Renata Todescato