Com apoio do BRDE, 106 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda começam aulas de música na RMC

Com apoio do BRDE, 106 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda começam aulas de música na RMC

Projeto Orquestra Cordas do Iguaçu atende jovens de Araucária com recursos via incentivos fiscais

Na primeira quinzena de abril, 106 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, começaram a ter aulas de música, através do projeto Orquestra Cordas do Iguaçu, que recebeu recursos via Lei de Incentivos Fiscais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. São 412 alunos no total, na faixa etária de cinco a 17 anos, atendidos pelo projeto em outras unidades que funcionam em Curitiba, Tunas do Paraná e Balsa Nova, que também são apoiadas pelo BRDE.

Há três anos o BRDE é apoiador do Cordas do Iguaçu, a partir de aprovação do projeto, realizada por meio de abertura de edital no site de Incentivos Fiscais do banco. As  propostas, conforme sua natureza, devem obedecer os critérios das leis federais de Incentivo à Cultura, Audiovisual, Incentivo ao Esporte, Fundo da Infância e da Adolescência, Estatuto do Idoso e Fundo Nacional do Idoso, PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (quando esses dois últimos estão em vigência).

“O BRDE atua como um parceiro social, ao executar por meio da renúncia fiscal, o desenvolvimento social e econômico de uma região, através de projetos que contemplam cada setor. A cultura, o esporte, a saúde e o social são essenciais para uma sociedade com melhor qualidade de vida” – explicou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

As crianças e adolescentes atendidos pelo Cordas do Iguaçu, aprendem a tocar um instrumento musical e assim começam sua jornada para o aprendizado. Para o diretor e idealizador do projeto, o maestro José Maria Magalhães Silva, os alunos apresentam gradativamente uma mudança de comportamento ao frequentar as aulas. “Em todas as unidades temos o mesmo relato de melhora no desempenho escolar, com maior atenção e dedicação aos estudos. No âmbito das famílias, vemos uma aproximação destas com as crianças, acompanhando seus esforços e resultados”.

De acordo com a coordenação do Cordas do Iguaçu, dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em Tunas do Paraná, apontaram resultados positivos em relação aos estudos, de alunos da escola pública da cidade que participam do projeto. “O BRDE não nos dá apenas apoio financeiro, o banco reforça nossa credibilidade, uma alavanca para que possamos buscar novos apoiadores”, concluiu o maestro.

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