BRDE Labs PR anuncia sua quarta edição no Show Rural 2023 com tema “Inovação verde e de equidade”

BRDE Labs PR anuncia sua quarta edição no Show Rural 2023 com tema “Inovação verde e de equidade”

O programa de inovação e desenvolvimento BRDE Labs Paraná, anunciou sua quarta edição, na quinta-feira (09), durante o Show Rural 2023. Esse ano, o tema do programa é “Inovação verde e de equidade”, com desafios voltados para a área. As inscrições para as grandes empresas, que procuram ser âncoras no programa, já foram abertas e podem ser acessadas pelo site do BRDE.

A apresentação do BRDE Labs foi realizada no estande do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com a presença do vice-governador Darci Piana, ocasião em lembrou que ações como as do BRDE o elevam ao patamar “de ser o maior banco de desenvolvimento do Sul do país”.

“Nesse ano, o BRDE toma mais essa iniciativa com o tema Inovação Verde e Equidade, tornando um processo onde hoje a inovação faz parte das ações do banco. E ano passado, o programa teve uma característica inovadora no Brasil, como a abertura de contratação do BRDE (poder público), das ideias apresentadas e selecionadas pelas startups com melhor desempenho nos quatro desafios propostos”, comentou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. “E também aproveito para agradecer a todos os colaboradores pelo empenho em tornar o BRDE Labs um programa de sucesso”, concluiu.

O diretor da aceleradora Hotmilk PUCPR, Fernando Luciano reconheceu o valor da parceria com o BRDE.“Esse programa promove a cadeia de inovação tríplice hélice, universidade, setor produtivo e governo. Já foram impactadas 28 empresas âncoras, com 692 startups de 22 estados pelo Brasil, que se inscreverem, sendo 250 empresas por ano e tentando solucionar cerca de 61 desafios das grandes empresas. O BRDE tem esse apoio educacional, como faço contrato, quais os indicadores, trabalha todo o conjunto”, explicou. “Vamos trabalhar a partir de agora, na captação de todas as empresas interessadas, depois capacitar os times selecionados e gerar as conexões”.

“Nós tivemos o objetivo de apresentar o programa para o público, explicar como ele funciona e a sua missão”, contou a gerente de planejamento, Lisiane Astarita. “Estamos na fase de captar empresas do Paraná, que queiram buscar soluções para os seus desafios relacionados ao tema e se conectar com inovação aberta, para serem as âncoras da edição de 2023”.

Experiência Coopavel

– A Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel) atuou como empresa âncora no BRDE Labs PR 2020, com o tema Agronegócio. A instituição recebeu o convite para ser uma das oito mentoras na primeira edição do programa, logo após o Show Rural 2020.

O gerente de tecnologia da informação da Coopavel, Rogério Aver, conta que a empresa se interessou pelo programa por conta da falta de conhecimento na área de inovação interna. A aceleradora Hotmilk foi de grande assistência durante o processo para que as startups e empresas se entendessem da melhor forma.

“Nós criamos uma comissão interna com gestores das áreas que queríamos que participassem e, trabalhando junto com a Hotmilk, foi uma metodologia fantástica”, relatou Rodrigo, durante o evento desta quinta-feira. “A experiência ressignificou a Coopavel por dentro, pois nos entendemos o que era inovação e como podíamos atuar com ela. Algo muito positivo, além de trazer duas startups para trabalhar conosco, o programa também despertou uma nova visão, de como é possível incluir a inovação no agronegócio.”

A equipe do banco, que também acompanhou o anúncio, foi composta pela; a analista de planejamento eco financeiro, Simone Marques; e os gerentes de planejamento adjuntos, Mateus Muller e Thais Paola Grandi.

O programa

– Idealizado pelo BRDE, em parceria com a Aceleradora Hotmilk PUCPR e AMCHAM, o BRDE Labs foi elaborado com o objetivo de capacitar e acelerar o desenvolvimento do estado do Paraná, aproximando as startups do Governo, Universidade, Indústrias e do BRDE para a geração de inovação. O programa é estruturado de uma maneira inovadora, que promove a conexão entre empresas e startups, trabalhando de forma equilibrada com o ecossistema.

VOLTAR