O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Iguassu Valley do Programa Oeste em Desenvolvimento, assinaram um protocolo de intenções, com objetivo de regular a realização de ações conjuntas, apoio a programas, projetos e ações, “com ênfase nos processos de inovação, capacitação e novas tecnologias, de acordo com as diretrizes de sustentabilidade e efetividade”, explicou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.
Paulo Marques Ferreira, analista de Novos Projetos e Negócios do BRDE, que representou a presidência do banco, ressaltou sobre a importância desse acordo, pois “o banco está em ritmo de crescimento voltado à inovação no Agro e setor empresarial”.
A assinatura foi realizada no Espaço Digital Show Rural, com a participação do coordenador do POD, Jadson Igor Siqueira e o vice-coordenador, Cladio Marschal, no primeiro dia do Show Rural, em Cascavel.
Expansão – O BRDE adotou a política de expandir seus investimentos em inovação, por meio de parcerias com parques tecnológicos de todo o estado. Em novembro do ano passado, o banco e o Parque Tecnológico Itaipu, assinaram um acordo de cooperação técnica, com a finalidade de abrir novos investimentos em projetos ligados à inovação, durante o participa do Desenvolve Paraná-Governo 5.0, realizado em Foz do Iguaçu.
Acordo semelhante foi assinado com o Cilla Tech Park, em Guarapuava (parque tecnológico de quarta geração, com 14 organismos e empresas, universidades, em articulação com a realidade regional e agendas globais). E, em agosto, foi firmada parceria com o Biopark, parque tecnológico de Toledo, com 131 empresas, um ecossistemas de negócios e tecnologias inovadoras.
Programas – Programas de inovação – O banco também promove o desenvolvimento da Região Sul, por meio da inovação em programas como BRDE Labs, que acelera projetos de startups para soluções de empresas em diversos setores. Outra iniciativa do BRDE com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico PUCRS), é o programa “Dev The Devs”, curso gratuito e online, para formação inicial de desenvolvedores de escolas da rede pública, para 2.100 alunos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
VOLTAR