Na abertura do segundo dia do 1º Encontro das Agências de Atração de Investimentos, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Wilson Bley Lipski fez um resumo das principais ações do banco, com destaque ao recorde histórico de 2022, quando o banco alcançou R$ 4,4 bilhões em investimentos na Região Sul, com 10.410 contratos. “Participamos da vida de 95% dos municípios do Sul e com cerca de 9 mil clientes nos últimos três anos. Tínhamos uma média de R$ 2,6 bi desde 2019, foi um crescimento significante, principalmente porque agrega elementos adicionais, que não é só a entrega de crédito e o suporte de garantias, isso nos posiciona como o maior banco de desenvolvimento do Sul”, refletiu Bley. O evento foi realizado nessa quinta-feira (02), no espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.
Também foram apresentados outros números relevantes do BRDE, como uma taxa de inadimplência de 0,54% (de 90 dias), enquanto a média dos bancos chega até 4,2%, além do aumento de clientes ativos do banco, que está em 39 mil.
E na trajetória de se posicionar como um Banco Verde, Bley ressaltou que as diretrizes do banco seguem a Sustentabilidade e Inovação, diálogo permanente com sociedade e participação de Política Públicas alinhadas com os governos estaduais. Lembrou ainda com todos os participantes do encontro sobre o Plano regional 2040, estabelecido pelo BRDE, “ a fim de promover estudos, parcerias e aprimorar políticas públicas da Região Sul e assim o BRDE se tornar um agende propulsor de desenvolvimento social e econômico”.
Fundo Sul – O diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira falou sobre a criação do Fundo Sul, uma emenda constitucional para um fundo destinado a essas regiões, como incentivo a diminuição das diferenças regionais existentes nesses estados. “É um fundo constitucional, aos moldes dos já existentes no norte, nordeste e centro-oeste do país, com objetivo de atender regiões do sul com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que tem o apoio de todos os parlamentares do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul, com articulação do deputado federal Ricardo Barros” – explicou Borges. “O fundo seria destinado para financiamentos a juros subsidiados e aplicados nas regiões com baixos indicadores de educação, emprego e saúde”.
Com experiência em gestão e aplicações de fundos orçamentários, o BRDE apresenta as condições adequadas, para operar recursos a longo prazo e que movimentam a economia do Sul, contribuindo para os resultados que tem demonstrado.
Troca de experiências – O 1º Encontro das Agências de Atração de Investimentos é uma realização da Invest Paraná, com objetivo de promover a integração e troca de experiências com bancos de fomento, a fim de promover possibilidade de investimentos no estado.
Participaram o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Beckin, Giancarlo Rocco, diretor de Relações Institucionais e Rogério Chaves, diretor de Desenvolvimento Econômico. E também a Fomento Paraná, além dos convidados da Invest Mina, Invest RS, Secretaria de estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul, Invest RJ, Invest SC e Invest SP.
VOLTAR