Depois de 11 anos de sua última passagem em solo gaúcho, a próxima edição do Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) novamente será sediada no Rio Grande do Sul. Considerado o maior e mais tradicional evento técnico-científico do setor e já sua 28ª realização, o próximo Congresso será na cidade de Pelotas, entre os dias 6 e 11 de novembro do ano que vem.
Como destaque nacional na produção de frutas, com uma produção de 2,3 milhões de toneladas por ano, o estado também é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil. Por essa razão, a organização do Congresso decidiu realizar, no mesmo período, o V Encontro Nacional Olivicultura. Reunindo pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes, produtores rurais e demais empresas que atuam no fortalecimento da fruticultura, os dois eventos acontecem nos pavilhões da Fenadoce.
Para apresentar os primeiros detalhes da programação, o diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Otomar Vivian, reuniu-se nesta quarta-feira (14/12) com a comissão organizadora dos dois eventos. Estiveram presentes ao encontro o presidente do Congresso, Vagner Brasil Costa, e o líder da Frente Parlamentar das Oliveiras, deputado estadual Beto Fantinel. Também acompanhou a reunião o representante da empresa Acontece Eventos, Renato Correa. A última edição do Congresso no RS foi na cidade de Bento Gonçalves, em 2012, e neste ano a edição ocorreu em Florianópolis (SC).
As principais frutíferas produzidas no estado são uva de indústria, maçã, laranja, melancia, bergamota, banana, pêssego de mesa, espécies estas tradicionalmente cultivadas por aqui e mais recentemente azeitonas para extração de azeite de oliva. A organização do CBF é liderada pela Sociedade Brasileira de Fruticultura e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em conjunto com Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do RS (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL).
VOLTAR