Referência no atendimento oncológico, hospital de Santa Rosa investe no diagnóstico precoce

Referência no atendimento oncológico, hospital de Santa Rosa investe no diagnóstico precoce

Instituição localizada no noroeste do RS investe em equipamentos com recursos do PRONON

Ao lado de incorporar hábitos de vida saudáveis, o diagnóstico precoce é uma das principais medidas apontadas pelos médicos para combater o câncer e ampliar as chances de cura quando o tumor é descoberto no início. É com essa preocupação que o Hospital Vida & Saúde (HVS), localizado no município de Santo Rosa, vem priorizando investimentos em equipamentos que possam qualificar o serviço de diagnóstico da doença a partir dos recursos captados via o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) está entre as empresas que apoiam o hospital via lei de incentivos.  “Todos os projetos aprovados e executados pelo HVS através do PRONON têm a finalidade de qualificar o serviço de diagnóstico oncológico, agilizando e qualificando a resolutividade do diagnóstico precoce, melhorando assim a eficiência do tratamento oncológico aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, atendidos na Instituição”, ressaltou a assessora de projetos do hospital, Luciene P. Schröder.

Hospital de Santa Rosa é referência regional

Com o objetivo de atuar com foco na qualidade, segurança e gestão eficiente,  a instituição é referência no atendimento hospitalar para a população da região Noroeste do estado. O Vida & Saúde conta com cerca de 1.100 funcionários, 250 profissionais da medicina, 8 salas cirúrgicas, 186 leitos de internação e ao todo 40 leitos de UTI. O hospital se destaca em referências no atendimento em Neurocirurgia, Traumatologia, Hemodiálise, Saúde Mental, Neonatal, Pediatria, Gestão de alto Risco, Maternidade, Neonatal e, principalmente, na área Oncológica.

“Entendemos a importância de qualificar e ampliar o acesso aos pacientes que necessitam utilizar os nossos serviços. Por sermos uma Instituição de referência para serviços importantes como o de oncologia é fundamental a qualificação tecnológica e a disponibilidade para acesso a todos os pacientes, realizando diagnósticos com qualidade, precisão e agilidade”, acrescentou Luciene. Agora ao longo das ações do Outubro Rosa, a instituição reforça suas atenção para prevenir o câncer de mama. No Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital são realizadas em média 300 mamografias por mês.

De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 2.762 mamografias no hospital, o que aponta um aumento em relação ao ano passado, quando foram realizadas 2.670 neste mesmo período. Com recursos do PRONON foi possível adquirir um equipamento de última geração que permite exames de alta definição de imagens e, desta maneira, a visualização mais detalhada de pequenas alterações na mama.

O HVS tem ainda sobre sua gestão a Unidade Dom Bosco, com 32 leitos para atendimento da Saúde Mental e onde também é realizado o atendimento da Saúde Mental. Além disso, o espaço, em meio a pandemia do Covid-19, prestou assistência a pacientes de todo RS, onde funcionou a Unidade Especializada em Problemas Respiratórios e Covid-19.

Incentivos Fiscais

Como agente de desenvolvimento social, econômico e cultural da região onde atua, o BRDE tem como política apoiar, através das leis de incentivos fiscais, diferentes projetos sociais, do esporte, da cultura e da saúde. A inciativa constitui parte de sua política de responsabilidade socioambiental e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicando de forma direta recursos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em 2021, o BRDE destinou R$ 4,6 milhões para projetos por meio das leis de incentivo fiscal e igualmente distribuído entre os três estados. Nos últimos seis anos, o montante aplicado pelo Banco na região Sul pelos mecanismos de renúncia fiscal ultrapassou a marca de R$ 22 milhões.

VOLTAR