Projeto unifica diferentes atividades esportivas e culturais para jovens em vulnerabilidade

Projeto unifica diferentes atividades esportivas e culturais para jovens em vulnerabilidade

Iniciativa desenvolvida na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul,  tem o apoio do BRDE

Acolhendo cerca de 70 jovens em situações de vulnerabilidade social da cidade de canoas, região metropolitana de Porto Alegre (RS), o projeto Primeiro Saque tem como proposta aliar atividades esportivas, ações culturais e de sustentabilidade. Com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), através das leis de incentivos, a ação surgiu ainda em 2015 com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas por meio do esporte, educação e envolvimento da comunidade.

Proposta surgiu ainda em 2015

O idealizador e fundador do projeto é o professor de tênis, Matheus Triska. “Sete anos depois, mais de 500 crianças já passaram pelo projeto e a oferta de esporte e atividades foi estendida’, ressalta a coordenadora Michele Jubin. O Primeiro Saque oferece diversas atividades para o seu público, como tênis, futebol, vôlei, capoeira, judô e natação como modalidades esportivas. Nesse contexto, também são disponibilizadas ocupações como teatro, sustentabilidade, autoconhecimento, oficina cultural e apoio aos estudos, como atividades integrativas.

“O projeto possibilita que crianças em situação de vulnerabilidade social possam ter acesso ao esporte e demais atividades e assim possibilitar a transformação social. As crianças são estimuladas com atividades que contribuem para o seu desenvolvimento e autonomia”, acrescenta a coordenadora.

Além do esporte e da cultura, projeto foca na sustentabilidade

Nos meses de julho e junho foram promovidas festas juninas, colônia de férias, campanha de doações e atividades educacionais voltadas a educação financeira (dicas de planejamento financeiro). Conforme Michele Jubin, com o valor repassado pelo banco foi possível contratar os profissionais para as atividades, oferecer os uniformes e locação do espaço para as atividades.

Prazo vende hoje

Se encerra nesta quarta-feira (dia 31) o prazo para as entidades interessadas em ter o apoio do Banco por meio de leis de incentivo fiscal possam encaminhar os seus projetos com iniciativas já aprovadas para captação nas áreas cultural, social e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos nas áreas cultural, social e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos. O edital está disponível neste link.

Em 2021, o BRDE destinou R$ 4,6 milhões para projetos por meio das leis de incentivo fiscal e igualmente distribuído entre os três estados. Nos últimos seis anos, o montante aplicado pelo Banco na região Sul pelos mecanismos de renúncia fiscal ultrapassou a marca de R$ 22 milhões.

VOLTAR