Orquestra Jovem Cordas do Iguaçu recebe auxílio da Lei de Incentivo Fiscal com apoio do BRDE

Orquestra Jovem Cordas do Iguaçu recebe auxílio da Lei de Incentivo Fiscal com apoio do BRDE

As inscrições de novos projetos encerram nessa quarta-feira (31)

O projeto Orquestra Jovem Cordas do Iguaçu tem como objetivo realizar a formação de crianças e adolescentes carentes, como músicos instrumentistas, promovendo alternativas ao seu desenvolvimento social. São oferecidas aulas de música com professores especialistas em instrumentos de corda, como violino, viola clássica, violoncelo, além de aulas teóricas.

No último edital de incentivos fiscais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (2021), a orquestra foi um dos projetos selecionados para receber apoio financeiro por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Com o valor disponibilizado pelo banco, foi possível adquirir novos instrumentos, realizar o conserto de instrumentos danificados, pagamento de professores, locomoção de alunos para apresentações, bolsas para alunos carentes e pagamento de suporte administrativo como serviço de contabilidade.

“Como somos uma entidade sem fins lucrativos, só dispomos de duas fontes possíveis de aporte financeiro, a lei de incentivos ou doações, pois temos certificado de entidade de utilidade pública. Até hoje, 100% do que recebemos foi via Lei Federal de Incentivo à Cultura.” Fala o administrador do projeto, Silvio Jung. “Os apoios determinam quantas unidades e alunos que podemos manter por unidade. Os aportes recebidos determinam existência ou não do projeto”, explicou.

A orquestra que está em turnê na França, contribuiu com sua atividade artística, para reduzir o número jovens em situações de risco. O projeto procura não apenas manter a estrutura física e boa qualificação dos professores, mas especialmente manter o interesse dos alunos, evitar o abandono escolar e distanciá-los das drogas e da violência, além de atrair as famílias para acompanhar o desenvolvimento dos filhos.

Encerramento das Inscrições – As inscrições do edital para o processo seletivo de Incentivos Fiscais 2022 do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, terminam no dia 31 de agosto. O objetivo é apoiar projetos culturais, audiovisuais, esportivos, dirigidos às crianças, adolescentes e idosos, por meio das leis de incentivo fiscal.

O edital está disponível neste link. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para os seguintes endereços eletrônicos, conforme a agência em que o projeto será submetido:

Curitiba: duvida.incentivofiscalPR@brde.com.br

Florianópolis: duvida.incentivofiscalSC@brde.com.br

Porto Alegre: duvida.incentivofiscalRS@brde.com.br

VOLTAR