BRDE e Defesa Civil atuam em conjunto para diminuir impacto de desastres naturais em cidades do Paraná

BRDE e Defesa Civil atuam em conjunto para diminuir impacto de desastres naturais em cidades do Paraná

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado do Paraná estão fazendo uma série de reuniões para identificar os municípios paranaenses que são mais afetados por desastres naturais.
O diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, e o superintendente da Agência Paraná do BRDE, Paulo Starke, foram à sede da Defesa Civil do Paraná nesta sexta feira (21) e conheceram o sistema de mapeamento de catástrofes naturais da instituição.
Os dados obtidos vão auxiliar o banco a encontrar projetos com possibilidade de serem apoiados pela linha de financiamento Sul Resiliente, que está em fase de implantação. O objetivo é tornar as cidades da Região Sul do Brasil prevenidas para estes desastres, minimizando o impacto humano, ambiental e econômico.
“Os municípios brasileiros carecem de recursos para fazer frente a esses problemas, em especial aqueles com população abaixo de 100.000 habitantes, que não conseguem acessar as fontes externas. O BRDE oferece crédito e assistência técnica a essas cidades para que a população, seja rural ou urbana, tenha melhor qualidade de vida”, disse Luiz Noronha.
O estudo da Defesa Civil reúne números de ocorrências, desabrigados, desalojados e o volume de assistência enviada aos municípios. Somente nos últimos sete anos, 272 cidades paranaenses foram afetadas por algum tipo de desastre causado pela natureza.
O BRDE terá o recurso de US$ 125 milhões, oriundos do Banco Mundial, para investir em projetos que que solucionem os problemas ou tornem as cidades mais resistentes a estas ameaças. A expectativa é que a linha Sul Resiliente já esteja sendo operada no primeiro semestre de 2020.
“Esta nova linha de crédito será incluída no BRDE Municípios, que oferece linhas de financiamento para saneamento, infraestrutura e mobilidade. Desde sua criação, o programa já financiou mais de meio bilhão de reais”, disse Wilson Bley Lipski, diretor de Operações do BRDE.

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.