Durante a 40ª Expointer, a Casa do BRDE foi ponto de encontro no evento de assinatura de contratos de financiamento do Banco com duas cooperativas gaúchas: a Empresa Cotripal Agropecuária Cooperativa e a Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda. – Cotrisal. O ato ocorreu na tarde da quarta-feira (30) no Parque Estadual de Exposições de Esteio, com a presença do governador José Ivo Sartori; do diretor-presidente do BRDE, Odacir Klein; dos diretores de Planejamento, Luiz Corrêa Noronha; de Operações, João Luiz Regiani; e de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Neuto de Conto. Também participaram a primeira-dama Maria Helena Sartori; o diretor do BNDES, Ricardo Ramos; o superintendente Marcelo Porteiro Cardoso; secretários de Estado, deputados estaduais e federais, além de representantes de entidades ligadas ao agronegócio.
Cotripal
A Cotripal, de Panambi, representada por seu presidente, Germano Döwich, investirá os recursos na Fábrica de Rações, contemplando aquisição de equipamentos nacionais, obras civis e giro associado, no valor de R$ 20.578.930,00 (linhas de crédito BNDES PRODECOOP e BNDES PCA). Esse empreendimento proporcionará redução de custo e aumento da eficiência das rações para aves e suínos, com consequente aumento nas vendas dessa linha. Os investimentos nas unidades de armazenagem irão melhorar e modernizar o processo de recebimento de grãos, bem como ampliar a capacidade estática de armazenagem em mais de 400 mil sacos de 60 kg, com acréscimo de 2.000 m2 de área edificada. Os investimentos serão realizados nas unidades de Arco Íris (Panambi), Linha Gramado (Panambi), Pejuçara, Bozano e Augusto Pestana.
Cotrisal
Na Cotrisal, de Sarandi, representada no ato de assinatura por seu vice-presidente, João Carlos Chini, os investimentos destinam-se à ampliação, adaptação, modernização e reforma de sete unidades de recebimento de grãos da cooperativa, contemplando aquisição de equipamentos nacionais, obras civis e giro associado, no valor total financiado de R$ 22.950.000,00 (linha de crédito BNDES PRONAF AGROINDÚSTRIA). Com a tendência de concentração na entrega de grãos nas unidades da cooperativa, são necessários equipamentos mais novos, maiores e de maior produtividade. Com esse investimento nas unidades de armazenagem, será possível ampliar e agilizar o fluxo de recebimento e expedição de grãos, bem como a capacidade de armazenagem estática. A expectativa é de obter aumento de 1.040.000 sacas de soja na capacidade de armazenagem, 4.500 m² na área construída, com geração de 10 novos postos de trabalho.
No evento de assinatura dos contratos, o BRDE prestou homenagem à Cotrisal e à Cotripal por seus 60 anos de atividades em prol do cooperativismo.