O BRDE está presente na 36ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados – Mercosuper 2017, com linhas de financiamento que atendem desde o pequeno mercado até as grandes redes supermercadistas. A feira foi aberta na tarde desta terça-feira (18), no espaço de exposições Expotrade, em Pinhais. O BRDE tem estande próprio na feira para atendimento de parceiros e novos clientes.
Além das linhas de crédito convencionais disponíveis a empresas de todos os portes, o BRDE também apresentará na Mercosuper as condições de financiamento para projetos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, inovação e produção e consumo sustentável. O vice-presidente e diretor Administrativo do Banco, Orlando Pessuti, participou da abertura.
A Mercosuper, promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), é a maior feira do setor na Região Sul e a segunda no país. Na feira, os principais fornecedores do setor mostrarão aos varejistas paranaenses, em primeira mão, novidades para o segmento, como produtos, serviços e soluções tecnológicas com valores e negociações exclusivas.
“O setor supermercadista tem importante participação nos ativos do BRDE”, afirmou Pessuti. “Nesse contexto, a Mercosuper permite a divulgação dos produtos do banco e a prospecção de novos negócios”. Também estavam presentes na abertura da feira o assessor de diretoria Erikson Chandoha e os técnicos Luiz Antônio Werlang e Paulo Marques Ferreira.
Entre 2012 e 2016, mercados de todos os portes e redes de supermercados em todo Paraná contrataram R$ 99,2 milhões em financiamentos no BRDE. Foram operações para expansão da atividade, ampliação da área de panificação, compra de equipamentos, construção de nova sede e reformas de unidades em funcionamento.
O presidente da Apras, Pedro Zoanir Zonta, disse que a Mercosuper dobrou de tamanho em relação a 2016. Com 190 expositores, a expectativa é que a feira recebe 45 mil visitantes e gera negócios no valor de R$ 540 milhões. O setor supermercadista paranaense faturou R$ 21,5 bilhões no ano passado.
Programação – A programação da Mercosuper 2017 inclui palestras, painéis e debates com os seguintes temas: tendências de mercado e hábitos de consumo; impacto da tecnologia na cadeia supermercadista; eficiência energética; criatividade e vendas; estratégia de branding em supermercado; logística reversa e padaria competitiva, entre outros.
A edição de 2016 da Mercosuper, apesar do cenário econômico, cresceu 50% em número de expositores e 71% no público-alvo – supermercados, panificadoras e atacados. O número de visitantes ficou próximo de 40 mil. O volume de negócios chegou a R$ 450 milhões, gerando mais de 4,5 mil empregos.