17/12/2024 - 31/01/2025

Motivos é a segunda exposição individual de Laura Ridolfi em Curitiba e apresenta a sua produção mais recente em pintura a partir de uma investigação memorialística que alude a lembranças familiares contadas por histórias, sonhos e fotografias.

No princípio, sua aprendizagem artística se constituiu pelo estudo da abstração geométrica, formando processualmente um vocabulário de formas que se combinam e se repetem, pertencentes ao vasto léxico da geometria plana e espacial. Atualmente, suas pesquisas continuam explorando padronagens, mas
agora fazem referência a um revestimento antigo das superfícies do mundo: o azulejo.

A característica modular, a paginação e os diferentes ornamentos das peças cerâmicas vidradas são os elementos visuais mais explorados pela artista, motivada por uma escolha biográfica, que remonta a sua descendência brasileira, portuguesa e à presença dos azulejos nessas culturas. Suas composições remetem a uma arquitetura de improviso, pois numa mesma imagem são combinados tipos diversos de azulejos pictóricos, associados a cenas oníricas ou de fragmentos do cotidiano, formando um revestimento heterogêneo e multicolorido na superfície dos quadros.

O interesse em percorrer sua identidade passou a ser abordado também na escrita, na produção textual sobre histórias de sua família, e no retorno aos álbuns de fotografia da infância, que se tornaram fontes iconográficas para as pinturas. Sua revisão da memória íntima e coletiva tem sido trabalhada em ateliê nos últimos dois anos, experimentando diversas formas de contar essas narrativas em textos e imagens, numa abordagem que passa sempre pelo lúdico e pela fantasia, tônica dos trabalhos selecionados para a exposição Motivos – um convite à recordação dos espaços e anedotas que nos constituem.

Sobre a artista

Laura Ridolfi, nasceu em Maringá, em 1998, vive e trabalha em Curitiba. A artista trabalha principalmente com pintura sobre tela e desenho sobre papel. Utiliza a geometria como principal motivo de trabalho, relacionando as formas e cores, explorando a tridimensionalidade na superfície plana do tecido. Além disso, numa busca mais recente, procura a azulejaria como uma referência importante na sua obra e a introdução a elementos figurativos que remontam de anedotas que recolhe da sua história familiar. Sua busca é criar seu repertório de motivos geométricos e de figurações que abracem cenas e expandam narrativas para além da própria imagem.

MOTIVOS
Abertura: 17 de dezembro de 2024, às 19h
Encerramento: 31 de janeiro de 2025
de terça a sexta, das 13 horas às 18 horas, última entrada às 17h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *