Localizado em Curitiba, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões é mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), ao longo do ano, o espaço oferece uma programação gratuita relacionada à artes visuais, arquitetura, história e patrimônio cultural, além de realizar exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística e práticas contemporâneas.
A inauguração do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em 2005, foi uma oportunidade para resgatar a importância histórica, arquitetônica do edifício, ao mesmo tempo que fomenta a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura.
Para abrigar o Espaço Cultural BRDE, o Palacete dos Leões precisou passar por restauros e reformas. As características originais do período residencial foram restauradas, e houve adaptações para atender às normas de segurança e acessibilidade. Elevadores foram instalados e sistemas de ar condicionado foram incorporados para garantir condições ideais de conservação para obras sensíveis.
Em 2003, o Palacete dos Leão passou a integrar a relação dos bens tombados como Patrimônio Cultural do Paraná. Ao preservar esse patrimônio cultural, o BRDE reafirma seu papel no fomento à cultura e estímulo às indústrias criativas, garantindo que o passado encontre eco no presente e olhe para o futuro.