Deslocamentos Texteis

De 07 de novembro a 06 de dezembro de 2024, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões recebe a exposição coletiva “Descolamentos Têxteis”, que reúne trabalhos de 36 artistas em um panorama das possibilidades da arte têxtil contemporânea. 

Dividida em dois núcleos, a mostra convida o público a se deslocar pelo espaço enquanto reflete sobre como nos sentimos grandes ou pequenos diante das obras que vemos.

Na ponta dos dedos, na palma da mão
Mostrar as possibilidades do têxtil na arte, em um espaço pequeno e limitado – no máximo 20x20x20 centímetros. Esta foi a proposta feita à artistas e artesãos que participam da mostra de mini têxteis, Na ponta dos dedos, na palma da mão.
Alguns trouxeram técnicas têxteis perfeitamente executadas, outros, materiais inusitados, sátiras e reflexões, trabalhos belos e construções elaboradas. Todos, porém, com o objetivo único de repensar o têxtil, não apenas como matéria, mas como conceito e linguagem.
Na ponta dos dedos, na palma da mão, é um convite ao público que se aproxime, que olhe mais de perto esses trabalhos que trazem um ponto de vista diferente, ou pela escala, ou pelas ideias.
Verônica Filipak

Exposição Deslocamento Texteis BRDE, 2024.

Antes que se faça noite, guardo meus horizontes
Não se preocupe em entender as pinturas têxteis de Verônica Filipak. Pare, olhe e sinta o arranjo delicado de cores, linhas e texturas que podem te levar aos mais diferentes lugares.
Deixe-se envolver pelo conforto que o tecido pode proporcionar. Use seu ativo mais precioso, o tempo, para imaginar como você se sentiria se pudesse entrar em uma das obras. Dedique-se a sua preferida e sonhe. Afaste-se para ter uma visão completa das obras, perceba todos os detalhes.
Sinta a obra. Seja a obra. Afinal, tal qual o trabalho primoroso que observamos, somos feitos de camadas. E somente o tempo pode nos trazer a sabedoria de apreciar vagarosa e atentamente a sua paisagem.
Ana Penso

Exposição Deslocamento Texteis BRDE, 2024.

Programação da exposição:

Na quarta-feira (13), está prevista uma Visita Mediada com as artistas Ana Beatriz Artigas, Gabriela Leão, Maria Alice Vaz, Rita Vaz e Verônica Filipak, às 16h. E na quarta-feira (27), às 19h, roda de conversa sobre as possibilidades do têxtil e os diálogos que ele tem tecido na arte contemporânea. O evento contará com a presença das artistas Ana Beatriz Artigas, Ana Penso, Cláudia Lara, Gabriela Leão, Giovana Casagrande, Maria Alice Vaz e Verônica Filipak, que irão debater a partir das obras que compõem a exposição Deslocamentos Têxteis.

Artistas Ana Beatriz Artigas, Ana Penso, André Mendes, Andréia Peixoto, Bernadete Amorim, Carlos Mello Carvalho, Claudia Azeredo, Claudia Lara, Dee Lazzerini, Denise Farias Galvão Scalon, Eliamar (Lia) Almeida, Elke Hulse, Fernanda Pacca, Flavia Itiberê, Gabriela Leão, Giovana Casagrande, Giuli Sommantico, Ivone E. Mizubuti, Juan Ojea, Juliana Bollini, Juliana Maia, Luciá Consalter, Luciane Sell, Marcia Domingues, Marcia Miotti, Maria Alice Vaz, Marília Diaz, Marize Didoné, Miko Hashimoto, Natália Coutinho, Patrícia S. Pires, Renata Meirelles, Rita Vaz, Silvia S. Ceccato, Sônia Zaccaron e Verônica Filipak Coordenação de Produção Verônica Filipak  Assessoria de Comunicação Renata Borges Todescato Assessoria de Imprensa Ronise Vilela Fotografia Marco Charneski Comissão Cultural BRDE Mariana Bernal, Paulo Marques e Sandro Hauser Mediação Kathia Bello

A exposição Deslocamentos Têxteis é uma realização do #BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.