ESPAÇO CULTURAL
A inauguração do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em 2005, foi uma oportunidade para resgatar a importância histórica e arquitetônica do edifício, ao mesmo tempo em que fomentou a sensibilização e a participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura.
O edifício, um exemplar da arquitetura eclética do início do século 20, está localizado no bairro Alto da Glória, em Curitiba. Construído em 1902 para ser a residência de Agostinho Ermelino de Leão Jr. e Maria Clara Leão, fundadores da empresa Leão Jr. e da conhecida marca de chá Matte Leão, abrigou a família até 1979. Em 1987, sob a administração da IBM Brasil, o Palacete foi transformado em centro cultural pela primeira vez
Adentrar uma edificação centenária carrega uma sensação de viagem no tempo. Um cômodo, uma característica da construção, um móvel ou elemento da decoração, cada pedaço de um prédio histórico é capaz de transportar o visitante a um determinado momento na História. Essa sensação é potencializada quando se trata de um exemplar do período eclético, cujas construções têm como característica reunir elementos de diferentes movimentos arquitetônicos. Clique no link para o nosso Tour Virtual.
CIRCUITO BOTÂNICO
O Palacete dos Leões está inserido em uma área de mais de nove mil metros quadrados, incluindo um bosque de árvores centenárias. Camélias, araucárias e castanheiras são algumas das espécies botânicas preservadas que remetem à fase de moradia da família Leão. Entre as mais de 80 espécies já identificadas, exemplares de pau-brasil, café e erva-mate estão presentes nos jardins.
O Circuito Botânico é uma iniciativa do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões que, em parceria com o Museu Botânico de Curitiba e o Museu Paranaense, iniciou em 2020 a catalogação botânica de seu jardim como parte da exposição “Narrativas e Poéticas do Mate”. A catalogação faz referência aos 200 anos da classificação botânica da erva-mate pelo naturalista francês August de Saint-Hilaire, em 1820, que, ao conferir nome de Ilex paraguariensis à planta muito antes já consumida nestas terras, a inseriu em um código científico internacional.
Edital de Ocupação
Desde 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realiza uma convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar seu calendário de atividades. O edital visa selecionar exposições temporárias nas diversas áreas das Artes Visuais, abrangendo pintura, desenho, gravura, fotografia, design, artes gráficas e outras formas de expressão artística que promovam o encontro e o diálogo entre a arte e o público local, por meio do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.
Edital de Ocupação do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
IMPRENSA
Acesse aqui nossos releases e fotos da programação. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de assessoria de imprensa: palacete@brde.com.br
OUTUBRO 2024 – Entre luz e sombras: a poética de Antonio Malta Campos (de 03 a 25 de outubro)
TEXTO CURATORIAL – MARIANE BELLINE