O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões inaugura em 27 de novembro a exposição Quando se acerta o alvo, primeira individual da multiartista anônima Arqueira.
Autorretrato I, Arqueira
Com curadoria de Milena Costa e Vini Maia, é a primeira mostra individual da multiartista anônima, Arqueira.
Com o rosto coberto e o arco na mão, a Arqueira conversa com Ártemis, Amazonas e Olimpianas, investigando o seu fazer artístico e sua identidade.
‘quando se acerta o alvo’ traz ao Espaço Cultural BRDE múltiplas técnicas artísticas, perpassando a fotografia, o desenho, a pintura e o vídeo, assim como o tiro, o arco e a flecha perpassam histórias, mitologias, o esporte atlético e a força.
“Para a Arqueira, o tiro com arco e o fazer artístico são fazeres que se conectam, pois funcionam como espécie de espelhos: sou ao mesmo tempo o arco e a flecha, a câmera e a imagem, o pincel e a tela”.
A mostra abre em 27 de novembro, às 18h, e fica em cartaz até 16 de janeiro de 2026. A programação inclui visitas mediadas com os artistas e a curadora, as datas estarão disponíveis no site brde.com/palacete/programacao.
#Texto da exposição
Milena Costa e Vini Maia, curadoras
Quando se acerta o alvo
Arqueira é simultaneamente a ponta da flecha e o alvo. Artista multidisciplinar, trabalha com linguagens que perpassam pela fotografia, desenho, pintura e vídeo. Para ela, a prática do tiro com arco tem um processo que se assemelha ao fazer artístico: o treino, a concentração, o desenvolvimento de uma metodologia própria, a persistência, o foco. A arte demanda um processo que, por vezes, parece “levar a nada”, mas é nesse nada em que ela finalmente acontece. O tiro com arco depende da persistência. O gesto é internalizado pelo corpo, a percepção de si refinada e os resultados aparecem após longos períodos de prática. Para a Arqueira, o tiro com arco e o fazer artístico são processos de perseverança em um mundo voltado para a produtividade imediata. Conectam-se, porque funcionam como espelhos: ser ao mesmo tempo o alvo e a flecha, a câmera e a fotografia, o pincel e a tela.
Autorretrato II, Arqueira
Dentre os trabalhos apresentados nesta exposição destacamos três deles, fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa da artista. Em seus autorretratos, a identidade velada é uma possibilidade de identificação com as outras guerreiras que verão estas imagens. Arqueira é também um ícone: não apenas representa a sua batalha, mas estampa a diligência das mulheres que guerreiam sem armas ou escudos.
Série Espelho, Arqueira
Na séria A procura enquando fim, o “x” enquanto processo, Arqueira desenha as tabelas de pontuação dos treinos e as sobrepõe com paisagens de montanhas. Nesse processo ela questiona: qual o sentido do exercício de fazer o maior número de pontos possíveis e não necessariamente acertar o centro? Devo somar mais pontos ou acertar o centro mais vezes? A paisagem é como uma miragem que se revela. As montanhas, obstáculos a serem superados para se encontrar o alvo. Em 25, as cores se transformam em números e os números se transformam em cores. É a busca da rodada perfeita, atingida com todas as flechas no centro e uma linha monocromática.
Atirar para ganhar pode ter um sabor agridoce, canta o cowboy pop mascarado Orville Peck enquanto Arqueira mira a sua próxima flecha.
Quando se acerta o alvo – Arqueira. Abertura: 27 de novembro de 2025, às 18h Período expositivo: de 28 de novembro a 16 de janeiro de terça a sexta, das 13 horas às 18 horas, última entrada às 17h30.
Artistas Arqueira Curadoria Vini Maia, Milena Costa Interlocutoras Kamila Bach Isadora Mattiolli, Joanes Baraúna Designer Mical Kairós Montagem Jeff França Assistente de montagem Roberto Marinho Impressões Fotgráficas Lucas Maruo Iluminação Jefferson Costa Moldura Murilo Esmanhoto Assessoria de Comunicação Renata Borges Todescato Estagiária de Jornalismo Isabeli Cristine Guerreiro Comissão Cultural BRDE Márica Aracheski, Paulo Marques e Sandro Hauser Coordenação de Cultura Márcia Aracheski Assistente de Coordenação eMediação Kathia Bello
Divulgação Arqueira
A exposição “quando se acerta o alvo – Arqueira” foi selecionada pela Comissão do Edital de Ocupação 2024 – 2025 do BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.