A exposição “Transfiguração da Forma”, da artista, poeta e contista Mozileide Neri – que explora os jogos sensíveis de imaginação e os desdobramentos da abstração geométrica.
A mostra apresenta 30 obras, sendo 27 pinturas sobre papel e 3 obras táteis (colagens sobre papel-cartão). Todas as obras foram inspiradas no abstracionismo geométrico, em que formas e cores se relacionam com elementos da geometria plana, como ponto, reta, plano, posições relativas entre retas, triângulos, quadriláteros, quadrados, círculos e polígonos.
Detalhe da obra: Sem título, 30 x 30 cm, pintura sobre papel, 2022.
O imaginário poético emerge das formas irregulares, dos espaços vazios no papel e da sobreposição das cores. O processo de criação se justifica tanto como um esquema experimental de organização visual — em que ideias se entrelaçam — quanto como camadas de formas pintadas que, pouco a pouco, foram dando corpo a cada obra.
#Texto da exposição
_Joana Brito
A exposição Transfiguração da forma é uma poética construída a partir da geometria plana, fundamentada através de uma ampla pesquisa da artista visual Mozileide Neri sobre os estudos geométricos de cinco artistas brasileiras, a saber: Judith Lauand, Maria Leontina, Lygia Clark, Beatriz Milhazes e Criola. A linguagem geométrica é o assunto que reverbera das pinturas sobre papel, repletas de cores, formas e movimentos. Algumas obras táteis acompanham a exposição e podem ser lidas/tocadas com as pontas dos dedos por todos os públicos. A artista constrói triângulos, quadrados, circunferências, losangos e retângulos distorcidos, alongados, modificados. O público diante da transfiguração das formas geométricas é convidado a ativar a imaginação, a sensibilidade e a curiosidade. O exercício de olhar, perceber e tocar é transfigurar, transmudar e transmutar a geometria estática. Mozileide Neri reside na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, é poeta, contista, artista visual, especialista em Linguagens artísticas, cultura e educação, graduada em Produção cultural, ambos pelo IFRJ/Campus Nilópolis. Atualmente é graduanda em museologia pela UNIRIO. Suas pesquisas abordam questões sobre leitura de imagens, acessibilidade cultural, geometria plana e interseções sobre cidade, violência e corpo.
Detalhe da obra: Sem título, 21 x 29,5 cm, pintura sobre papel, 2022.
Sobre a artista:
Mozileide Neri reside na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. É poeta, contista, artista visual, especialista em Linguagens artísticas, cultura e educação, graduada em Produção cultural, ambos pelo IFRJ/Campus Nilópolis. Frequentou a Escola de Belas Artes da UFRJ como ouvinte e a Escola de artes visuais do Parque Lage como bolsista. É autora dos livros de poesia “Azul alaranjado” pela Luva Editora (RJ/2021) e “Amarelo” pela Editora Libertinagem (2022/SP). Concluiu o curso EAD de curadoria, arte educação e expografia no Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (MG). Recentemente concluiu o curso EAD de formação inicial e continuada “Diversidade e educação inclusiva”, no IFB/Campus Brasília. Mozileide Neri participa de coletivas e individuais por todas as regiões brasileiras através de editais de arte. Fora do Brasil, participou da coletiva “The Inner Eye” na Gallert Gold, em Kolkata (Índia), participou da coletiva “Bienal Internacional de Pequeno Formato” da Associação Cultural Galeria e Museu Nabila Fluxus, em Vila Verdi (Itália), e participou da coletiva “Prendre Corps – Tomar corpo” no Centre Culturel Du Brésil, em Paris (FRA). Seu trabalho está presente em diversas linguagens, sua investigação se desenvolve a partir de estudos de novos suportes, abordando questões como mediação educativa inclusiva e acessibilidade cultural, pesquisa sobre arte geométrica, conceito de paisagem na arte contemporânea, leitura de imagem e interseções sobre cidade, violência e corpo.
Transfiguração da Forma Abertura: 17 de abril de 2025, às 19h Encerramento: 23 de maio de 2025 de terça a sexta, das 13 horas às 18 horas, última entrada às 17h30.
Artista Mozileide Neri Curadoria Joana Brito Assessoria de Comunicação Renata Borges Todescato Estagiária de Jornalismo Isabeli Cristine Guerreiro Comissão Cultural BRDE Mariana Bernal, Paulo Marques e Sandro Hauser Coordenação de Cultura Mariana Bernal Mediação Kathia Bello
A exposição Transfiguração da Forma foi selecionada pela Comissão do Edital de Ocupação 2024 – 2025 do #BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.