Terça-feira, 26.11.2024, às 19h.
O projeto Sala de Música trará o Trio Barroco ao Palacete
No dia 26 de novembro, terça-feira, às 19h, o projeto Sala de Música apresenta o recital do Trio Barroco.
O programa celebra a música em suas diversas formas e épocas, explorando sonoridades de diferentes momentos do período Barroco. A apresentação propõe uma travessia musical que culmina em um diálogo entre o Barroco e o contemporâneo.
Sobre o Trio Barroco- Conjunto musical constituído em Curitiba por três experientes instrumentitas dedicados à delicada estética do repertório barroco. Às melodias conhecidas de Vivaldi, Bach e Handel juntam-se obras de algumas dezenas de outros compositores menos explorados mas não menos brilhantes, como Marcello, Pepusch, Telemann e Purcell. Há sempre o tempero da improvisação, que se soma à riqueza emocional da experiência.
Violino – Aloísio Schmid Participou da criação do Curso de Luteria, em que também é professor. É secretário da associação Optimus, que provê a estudantes de música e jovens musicistas acesso a instrumentos musicais.
Órgão – Eugênio Gall Iniciou seus estudos de órgão no início dos anos 70. Participa regularmente de concertos em Curitiba e no Rio de Janeiro. Conselheiro da Optimus. Mantém no youtube o canal @EGallmusica.
Viola da gamba – Orlando Fraga Concertista e professor de violão. Entre seus interesses também estão o alaúde e a guitarra barroca.
Sobre o projeto – O Sala de Música são os recitais realizados em parceria do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões e da EMBAP. Estes recitais têm cunho didático e são coordenados pela Professora Carmen Célia Fregoneze. Esta temporada é dedicada aos músicos da EMBAP, incluindo estudantes e professores, que transformarão as históricas salas do Palacete dos Leões em verdadeiros espaços de música.
O projeto SALA DE MÚSICA tem como objetivo unir música e educação, história e apresentações. Com recitais abertos ao público, o projeto aproxima a cultura da comunidade em geral e da comunidade acadêmica, promovendo uma incrível experiência sonora.
Programa
Johann Christoph Pepush (1667-1752)
Sonata III em Dó Maior
Andante
Allegro
Largo
Allegro
Francesco Antonio Bonporti (1672-1749)
Invenzione Quarta em Sol Menor, Op. 10
Largo
Balletto – Allegro
Aria – Adagio
Corrente – Presto
Antonio Vivaldi (1678-1741)
As Quarto Estações, Op. 8 – A Primavera
Allegro
Largo
Allegro Pastorale
Georg Friedrich Händel (1685 – 1759)
Abertura do Oratório “Salomon”,
Sinfonia – The Arrival of the
Queen of Sheda
Solo de órgão: Eugênio Gall
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Aria da Bachianas Brasileira no. 5
Tom Jobim e Chico Buarque
Luiza
Arranjo: Eugênio Gall