BRDE e Prefeitura firmam parceria para desenvolvimento de projetos

BRDE e Prefeitura firmam parceria para desenvolvimento de projetos

O acordo de cooperação técnica prevê o apoio em obras para modernização do município de Imbituba.

Com o objetivo de apoiar iniciativas importantes nos municípios catarinenses, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a prefeitura de Imbituba, no Sul catarinense, assinaram, nesta quarta-feira (7), um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de projetos e estudos preparatórios para a concessão de ativos e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O projeto tem como primeiro objeto a estruturação de uma parceria para modernização do sistema de iluminação pública. A iniciativa prevê a substituição dos pontos de luz por lâmpadas de tecnologia LED, o que garantirá maior segurança da população de cerca de 45 mil habitantes e maior economia no consumo de energia elétrica.

O objetivo é que o BRDE e parceiros do banco façam as avaliações e estudos necessários para que a prefeitura tenha subsídios técnicos para tomada de decisão. “Essas parcerias nos aproximam das necessidades dos municípios, o que traz impacto direto na melhoria de vida da comunidade. Além da oferta de crédito, o banco é parceiro na estruturação dos projetos para que os resultados sejam alcançados na prática”, ressalta o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Marcelo Haendchen Dutra.

Imbituba será a primeira cidade a estruturar uma PPP junto ao BRDE em Santa Catarina. A intenção do banco é também se especializar nesse tipo de serviço. “Um ponto a ser mencionado é ter junto ao município o apoio de uma instituição renomada como o BRDE para tornar viável junto ao poder público investimentos nesta área tão importante”, destaca o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

Na ocasião, foi apresentada a qualificação do corpo técnico do banco para tratar do assunto, além das vantagens ao conceder parte da gestão e da responsabilidade pela manutenção e melhorias da iluminação pública para a iniciativa privada. “Os projetos de concessões e participação privada nos negócios públicos exigem estruturação complexa, por ser necessária a elaboração de estudos técnicos de diferentes ramos de conhecimento, bem como estabelecer atratividade para o setor privado com a garantia da qualidade dos serviços a serem prestados, neste aspecto o BRDE aparece como um parceiro para concretização dos projetos”, reforça o diretor financeiro, Eduardo Pinho Moreira.

Como representante da Prefeitura de Imbituba também participou do ato de assinatura o procurador-geral do Município, Kadyr Sebolt. Do BRDE, estiveram na agenda o superintendente da Agência de Florianópolis, Marcone Souza Melo, o gerente de operações, Júlio Gustavo Pontes de Oliveira, e assessores da diretoria.

Programa Município Forte

As áreas de mobilidade urbana, saneamento, iluminação pública, produção e consumo sustentáveis e modernização da administração tributária, financeira, gerencial e patrimonial são atendidas pelo BRDE através do programa Município Forte. Nos últimos dez anos, as operações assinadas entre o banco e as prefeituras já ultrapassam R$ 1 bilhão. Ao todo, são 199 municípios atendidos nos três estados do Sul, a maior parte dos financiados foi realizada em Santa Catarina, somando R$ 496 milhões para 75 cidades catarinenses.

VOLTAR