A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinaram nesta quinta-feira (14), em Curitiba, memorando de entendimentos, cumprindo uma das etapas do acordo de cooperação financeira entre as duas instituições. O BRDE está captando 50 milhões de euros na AFD, que serão investidos em projetos voltados à produção e consumo sustentáveis.
A assinatura foi na Agência Paraná, com a presença do diretor-geral da AFD, Rémy Rioux, do presidente do BRDE, Odacir Klein, dos diretores João Luiz Agner Regiani, Orlando Pessuti, Luiz Corrêa Noronha e Renato de Mello Vianna. Participaram também os conselheiros do Banco Ogier Buchi e Valmor Weiss, o secretário do Codesul, Antonio Carlos Bettega, secretários estaduais e representantes do setor produtivo do Estado.
Rémy Rioux disse ser uma honra para a AFD ser a primeira instituição internacional a fechar uma parceria com o BRDE e destacou a importância econômica da Região Sul nas relações da França com o Brasil. O diretor anunciou que até o final do ano será assinada a liberação dos 50 milhões de euros ao BRDE. “Nesta relação, a AFD também poderá conduzir o BRDE aos fundos europeus de desenvolvimento, especialmente os fundos verdes”, acrescentou.
“Estou convencido de que só com a colaboração entre os bancos de desenvolvimento seremos capazes de enfrentar grandes desafios mundiais, como a questão das mudanças climáticas”, destacou o diretor-geral da AFD. Rioux veio ao Brasil para comemorar os 10 anos de atuação da AFD no país. “Além da comemoração, vamos também fazer uma reflexão sobre a atuação da Agência nos próximos 10 anos”, acrescentou.
“Esse momento poderia ser apenas para assinatura de um memorando. Mas estamos assinando um memorando com intenções e consequências, lembrando que teremos até o fim do ano a liberação do financiamento solicitado”, destacou o presidente do BRDE, Odacir Klein. “Damos início a uma longa e proveitosa relação com a AFD, instituição que reconhece a importância do BRDE”, acrescentou.
O diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, destacou a importância dos valores captados na AFD, que serão destinados a projetos sustentáveis. “São cinco grandes eixos de investimentos: água, agronegócio sustentável, tratamento de dejetos, cidades-sustentáveis e energias renováveis”, anunciou o diretor. “Hoje o BRDE trabalha com a visão do desenvolvimento com sustentabilidade”, completou Odacir Klein.
“Com os valores captados na AFD, o BRDE dá um importante passo para ampliar suas fontes de recursos, garantindo novos investimentos nos setores produtivos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, disse o diretor de Operações do BRDE, João Luiz Regiani.
“Estamos celebrando hoje o início de uma parceria entre duas importantes instituições que promovem o desenvolvimento. Que essa parceria seja profícua e duradoura”, afirmou o vice-presidente e diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, ao saudar os presentes em nome da equipe técnica da Agência Paraná.
Presenças – Acompanharam o diretor Rémy Rioux no evento o cônsul geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, os diretores da AFD Hervé Conan, Philippe Orliange e David Willecomme. Também fazem parte da delegação francesa Charles Trottmann, Laure Schalchli e Pascal Rubio. Após a assinatura do memorando, os presentes visitaram o Palacete dos Leões, onde funciona o espaço cultural do BRDE no Paraná.